Ortodontia

Ortodontia é uma especialidade da medicina dentária que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. 

Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico: Sobremordida, algumas vezes chamada de "dentes salientes" - este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. 

Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.

Mordida cruzada anterior - uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
Mordida cruzada - ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.
Mordida aberta - espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
Desvio de linha mediana - ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
Diastema - falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
Apinhamento - ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.

1 - Aparelhos fixos: São aparelhos, geralmente, colados ou cimentados aos dentes que não podem ser removidos nem, ao menos, para higienização bucal. Como exemplos, encontramos: 

2 - Aparelhos fixos metálicos: são aparelhos convencionais, os quais possuem dispositivos nomeados por bráquetes que são colados aos dentes, por meio de uma resina. Os bráquetes possuem uma canaleta conhecida como slot por onde passam os fios que farão a movimentação dentária. 

Esses fios são presos aos bráquetes por ligaduras elásticas, conhecidas borrachinhas, que podem ser transparentes ou coloridas . Nesse tipo de aparelho encontramos as bandas que, usualmente, são cimentadas nos dentes posteriores para obterem maior resistência à quebra. É o aparelho mais procurado por trazer resultados bem satisfatórios e o custo não ser tão alto.

3 - Aparelhos fixos estéticos: possuem basicamente as mesmas características dos aparelhos metálicos, mas são bem mais estéticos, pois ficam quase da cor dos dentes, muito conhecidos como aparelhos transparentes. Podem ser confeccionados de resina, policarbonato, tornando-se um aparelho mais frágil com um grande índice de quebras. Os de porcelana são mais resistentes e com menos chance de manchar, geralmente, não mudam de cor. O aparelho safira que é feito de porcelana monocristalina, é um aparelho altamente estético, mas com um custo mais elevado.

4 - Aparelhos linguais- São aparelhos colados nas faces linguais dos dentes, na parte de trás. Sua grande vantagem é ser quase que imperceptível, ser demasiadamente estético, pois quase não aparecem quando o paciente sorri devido à face dentária onde são posicionados.

5 - Aparelhos Autoligados- Este tipo de aparelho não precisa da borrachinha para prender o fio no slot, ele tem uma espécie de aleta que trava o fio dentro dele. Nos aparelhos convencionais, as borrachinhas que prendem o fio. No autoligado, este sistema para prender o fio já se encontra acoplado ao bráquete.

6 - Aparelhos Expansores fixos: aparelhos que ficam fixos no "céu da boca " e servem para aumentar o palato de tamanho ou desinclinar dentes posteriores que estão inclinados para lingual, ou seja, a impressão que dá é que a arcada dentária foi espremida, está pequena. Indicado para correções de mordidas cruzadas posteriores tanto em crianças, adolescentes e adultos dependendo do caso.

7 - Aparelhos móveis: São aparelhos que podem ser removidos, podem ser retirados em alguns momentos do dia, dependendo da orientação do ortodontista. Entre eles, encontramos:

8 - Os aparelhos ortopédicos que tem a função de tentar redirecionar o posicionamento dos ossos da face, por isso, sendo utilizados quando ainda encontramos crescimento ósseo;

9 - As contenções que mantém o posicionamento dentário pós tratamento;

10 - O arco extra-bucal que tem o objetivo de distalizar os molares superiores e redirecionar o crescimento maxilar;

11 - Os alinhadores são aparelhos mais modernos e marcam um avanço na ortodontia digital. São aparelhos ortodônticos removíveis e personalizados, quase que transparentes. São um conjunto de placas individualizadas e únicas para cada cliente. 

O paciente faz um escaneamento bucal e, através dele, poderemos conseguir uma antecipação dos movimentos dentários que serão necessários para corrigir a má oclusão. É possível fazer um planejamento em 3D que mostra ao cliente uma prévia de como ficará seu posicionamento dentário no final do tratamento. Através do escaneamento serão confeccionadas as placas alinhadoras.

Reserva Online

Reserve a sua sessão com tempo. Confirmaremos a sua reserva via e-mail.